Convívio com pets ajuda no envelhecimento saudável
- Equipe Agaeme

- 10 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
A velhice pode ser mais saudável e feliz ao lado de um animal de estimação. É o que comprova uma pesquisa sobre o envelhecimento feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O levantamento, realizado com duas mil pessoas com idades entre 50 e 80 anos, com revelou que 90% dos idosos que têm cães, gatos e pássaros dizem que os animais os ajudam a aproveitar a vida e se sentir amados. Além disso, 80% garantem que os bichos reduzem o estresse.

Quase 80% dos donos de cachorros afirmam que os animais os ajudam a serem fisicamente ativos - porque demandam cuidados diários e, muitas vezes, passeios - , além de lhes darem um propósito na vida. E mais de 60% das pessoas que têm um bicho dizem que eles ajudam a lidar com problemas como depressão, isolamento social e solidão.
Muitos estudos já demonstraram que o convívio com animais reduz o estresse e sintomas de depressão e ansiedade, além, é claro, de incentivar as atividades físicas. Segundo especialistas, os animais de estimação também promovem uma interação social mais intensa, crucial para uma faixa etária em que a solidão é comum.
"A pessoa tende a conhecer outras pessoas, cria vínculos com outros donos de animais", afirma a veterinária Carolina Rocha, especialista em terapia assistida com animais pela Universidade de São Paulo (USP). "Isso mantém a pessoa mais ativa, participativa, menos sozinha, menos deprimida."
(Fonte: Estadão Conteúdo)



Comentários