top of page

Quer saber como prevenir a depressão na terceira idade?

  • Foto do escritor: Equipe agaeme
    Equipe agaeme
  • 22 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Tristeza profunda, desesperança, sensação de desencantamento com a vida e com as atividades do cotidiano, sentimento de culpa, baixa auto estima, distúrbios do sono e de apetite. Nunca é fácil descrever a depressão e nunca parece que estamos colocando suficiente intensidade na dor que ela proporciona. Importante lembrar que existe uma grande diferença entre tristeza e depressão patológica.


A tristeza transitória ocorre por um fato específico, como uma perda de um ente querido, perda de emprego, término de relação, dentre outros episódios. A depressão é incapacitante, deve ser levada a sério e tratada com respeito, sua intensidade e duração variam e os sintomas diferem de pessoa para pessoa.


O idoso vivencia um luto contínuo: a perda de sua autonomia, a perda lenta de seus sentidos e capacidades, a perda de seus amigos e entes queridos, dentre outros. Existem diferenciais no cotidiano do idoso que poderão comprovadamente, contribuir e prevenir o surgimento de depressão.


Movimentar-se: o exercício físico libera serotonina, substância que faz parte da ação de vários anti depressivos. Trinta minutos por dia de uma atividade leve já será suficiente para manter os hormônios regulares.


Exercitar a mente: é de grande importância seguir exercitando a memória, o raciocínio lógico e usando nossas habilidades. Isso poderá ser realizado através de jogos, pintura, costura, praticar receitas, etc.


Conversar: em geral, os idosos ainda têm muito tempo livre, o ideal é usá-lo para a interação, afinal, dependemos uns dos outros e a conversa é uma forma de desabafar o que temos guardado internamente.


Refletir: muitas das capacidades do idoso estão diminuindo, por isso, é importante que sua capacidade de tomar decisões seja exercitada e que ele sinta que ainda tem, ao menos em parte, as rédeas de sua vida em suas mãos.


Nunca é cedo demais para começar a pensar no futuro!


Um grande abraço da equipe agaeme.




 
 
 

Comentários


bottom of page